sexta-feira, 11 de junho de 2010

``Lendas&Folclore´´

O que é lenda e o que é folclore?

Lendas nada mais são do que histórias contadas através dos tempos que atravessam fronteiras e gerações, são repetidas incontaveis numeros de vezes de tal forma que muitas se tornam populares e alguns acreditam alguns não mas todas tem um ponto em comum, são fascinantes!!!
O folclore segue o mesmo caminho, na minha modesta opinião não vejo diferença nenhuma entre lendas e folclore. Mas vamos logo ao que interéssa então né, começando com a lenda do ``Lobisomem´´ que tambem marca presença em nosso folclore.........Dããããããhhhhhnnnnn

``LOBISOMEM´´

A  lenda do lobisomem teve  origem  na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam bem antes na Grécia  antiga, e do continente europeu espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil provavelmente através dos portugueses que colonizaram nosso país,  Este ser fantastico éra dotado de um corpo misturando traços de um ser humano e um animal.
De acordo com a lenda um homem foi atacado e mortalmente ferido por um lobo em uma noite de lua cheia, mas ele sobreviveu e a partir de então passou a transforma-se em lobisomem sempre no ciclo da lua cheia e caso o lobisomem ataca-se outra pessoa a vítima passaria pela mesma transformação.
Aqui no brasil principalmente pelos sertões afora a lenda ganhou várias versões, sendo uma mais curiosa que a outra, uma delas diz que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo pode vir a ser amaldiçoado e se tornar um lobisomem, uma outra diz que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem,(tadinhu dele) ele vai se transformar em lobisomem.  Agora éssa eu ouvi muito na infancia, se o cumpadre faiz besteira com a comadre``ADIVINHA´´, é ele vira lobisomem tambem!!! sendo que existem inumeras versões sobre como virar um lobisomem não vamos nos aprofundar muito no assunto por que ainda tem algumas historias pra contar sobre outros assuntos então eu vou citar apenas mais uma pra encerrar, que diz que se um(a) filho(a) não for batizado no primeiro mes de vida ele(a) vai se transformar em lobisomem na fase adulta.

E pra encerrar definitivamente como todos já ouviram falar, um lobisomem só morre se for ferido por uma bala ou outro objeto de prata. Mas convenhamos que se der uma cacetada bem dada na cabeça do danado tambem funciona né memu!!!


E agora vou falar um pouco sobre uma lenda que apavorou a minha infancia, eu cresci em um sitio ouvindo histórias fantasticas sobre o nosso folclore e o assunto é o

``BOITATÁ´´

Representado por uma cobra de fogo, é isso mesmo que voce leu! muitos acham que o (boitatá) é um boi com cabeça de fogo ou mula sem cabeça, num tem nada a vê não confunda as coisas. Boitatá é uma palavra de origem indigena e quer dizer exatamente isso, ``Cobra de fogo´´  que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. (Uma pena ser apenas uma lenda...)
Segundo histórias que ouvi na infancia, o boitatá ficava vigiando as matas e sempre que encontrava algo errado ele aparecia na forma de uma cobra de fogo riscando o céu, numa noite quando eu e minhas primas brincavamos no quintal vimos algo parecido com isso e todo mundo correu menos eu, eu não sei por que mas eu queria ver aquilo, e fiquei com muito medo tambem mas me lembrei que se eu esconde-se minhas unhas ele não me atacaria, infiei logo as mãos no bolso eu num so bobo!!!
Hoje eu me lembro desse fato e vejo não um boitatá cruzando o céu e sim um meteorito ou um fragmento qualquer que atravessou a nossa atmosfera.

Como eu disse éssa lenda vem de origem indígena e talvez seja uma das primeiras do nosso folclore. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560 (Acho que ele viu um meteorito tambem). E em algumas regiões do nordeste, o boitatá é conhecido como``Fogo que corre´´.



Outro assunto agora e a lenda da vez é o meu preferido

``SACI PERERÊ´´

O saci é representado por um menino negro que tem uma perna só, esta sempre com seu inseparavel cachimbo e um gorro vermelho na cabeça que segundo dizem lhe dá poderes mágicos, o pestinha vive aprontando travessuras e se divertindo muito com isso, suas traquinagens preferidas vão desde montar e assustar cavalos não sem antes fazer uma bela trança com carrapixo na crina e rabo do coitado, queimar plantação de milho seco e acordar pessoas com gargalhadas  que não sei por que razão cochilam no meio do mato (Vai ve a patroa num dexa o cabocro cuxila em casa néh)
Um fato curioso mas que eu fui descobrir só a pouco tempo é que o responsavel pelas tranças na crina e rabo dos cavalos é nada mais que o ``Morcego´´ danadinho heim e o coitado do saci que paga o pato!

A crença neste personagem ainda é muito forte no interior do Brasil, em volta das fogueiras os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos e o mito vai se perpetuando. Porem o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, televisão e histórias em quadrinhos.
Quem retratou o personagem de forma brilhante foi o escritor Monteiro Lobato nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e o saci éra um personagem constante. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão e foram apresentadas nas décadas de 70-80.
(Ô saudade daqueles tempos) E ainda hoje aparece em varios momentos nas histórias em quadrinhos do personagem``Chico Bento´´ de Maurício de Souza.

Sempre se movimentando na forma de um redemoinho de vento e raramente visto em sua forma normal, o saci jamais atacou ou feriu alguem, o negócio dele era fazer travessura mesmo e segundo a lenda se uma pessoa conseguir capturar um saci e tirar a toca dele éssa pessoa tem um desejo realizado,  a pessoa em questão teria que jogar uma peneira em cima do redemoinho para imobilizar o saci e rapidamente prender ele dentro de uma garrafa com uma rolha benzida por um padre, simples não!
Não vai tentar fazer isso heim, ai ai ai!!!

É isso pessoal brigadu pela atenção e não esquece didexa um comentario ai tabão, INTÉ.